Código de barras em fardamento para controlo e identificação

  • 18 dezembro 2012, terça-feira
  • Roupa

Uma das maiores dificuldades com que o serviço de rouparia se debate no desenvolvimento da sua atividade, prende-se com um controlo efetivo do número de peças de fardamento distribuídas aos profissionais, sempre que se opta por uma solução de atribuição de fardamento personalizado.

Esta situação é agravada, pelo facto da quase totalidade das unidades hospitalares, ter subcontratado a lavagem e tratamento do fardamento hospitalar, ou seja, diariamente o fardamento sai das instalações da unidade hospitalar, sendo que até à reentrada no circuito não existe qualquer controlo sobre o destino das mesmas.

Questões como:

  • Onde se encontra a cada momento cada peça de fardamento (com o profissional, nas instalações do prestador de serviços ou na rouparia);
  • Quantas vezes é submetida a lavagem e tratamento cada peça de fardamento distribuída;
  • Qual o grupo profissional cujo fardamento é submetido a um maior desgaste (partindo do pressuposto que as diversas peças de fardamento distribuídas têm a mesma composição nos seus tecidos);
  • Quais os profissionais que não utilizam o serviço de tratamento e lavagem de fardamento disponibilizados pela unidade hospitalar, optando por outra solução.

Também se colocam aos responsáveis do serviço de rouparia, que para além de se preocuparem com o circuito receção de fardamento sujo para lavagem por parte dos profissionais-envio do fardamento para as instalações do prestador de serviços para ser lavado e tratado-recepção nas instalações da rouparia do fardamento devidamente lavado e tratado-entrega do fardamento ao profissional utilizador, preocupações de natureza financeira e otimização dos recursos disponibilizados para esta função/atividade.

Ainda pode ler os tópicos:

  1. Registo manual
  2. Colocação de um microchip
  3. Colocação de códigos de barras em fardamento
  4. Transportador de fardamento
  5. Programa de gestão de fardamento.

José Carlos Santos

Membro do Conselho Editorial da hotelaria & saúde / Diretor do Serviço de Gestão Hoteleira do IPO Porto

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para jose.santos@ipoporto.min-saude.pt

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.