Cinco anos a divulgar a Hotelaria Hospitalar

Caros colegas e estimados leitores,

O presente número corresponde à 10ª edição da Hotelaria & Saúde. São cinco anos de revista e é com enorme satisfação e regozijo que nos apraz registar a vivacidade deste projeto da Associação Portuguesa de Hotelaria Hospitalar (APHH), iniciado em 2012.

Nem sempre foi tarefa fácil, mas passadas estas 10 edições, o saldo é claramente positivo e congratulamo-nos com o impacto e o reconhecimento entretanto alcançados. A revista tem sido um excelente meio para partilhar conhecimentos e experiências entre os mais variados profissionais da área e também tem servido para divulgar boas práticas e artigos de opinião no contexto específico da Hotelaria Hospitalar, tanto a nível nacional como internacional.

Contudo, tal não teria sido possível sem o esforço, tempo, dedicação e contributos de todos aqueles que connosco colaboraram e/ou continuam, periodicamente, a colaborar. A todos manifesto a minha gratidão e os meus agradecimentos: à Diretora Executiva e aos membros do Conselho Científico e do Conselho Editorial da revista, aos membros dos corpos sociais da Associação Portuguesa de Hotelaria Hospitalar, designadamente à sua Direção, aos sócios da APHH, às entidades e instituições da Saúde, e não só, também aos prestadores e fornecedores das áreas hoteleiras e afins, aos nossos colaboradores, aos profissionais da área e, claro está, aos nossos patrocinadores e leitores.

Como não podia deixar de ser, esta edição destaca-se pela excelente qualidade de muitos dos seus artigos, a começar pela entrevista do Dr. Francisco George, Diretor-Geral da Saúde desde 2005, querido e estimado amigo. Figura incontornável no panorama da Saúde e nas políticas de saúde portuguesas da última década, é um especialista em Saúde Pública e um nome sobejamente conhecido de todos nós. Quando “fala” ao País, fá-lo sempre de forma clara e transparente, conseguindo, invariavelmente, transmitir um sentimento de serenidade à população, no sentido mais lato da expressão. É um comunicador nato, um Homem de cultura e de afetos, uma das suas maiores virtudes e qualidades. Na sua entrevista, valoriza a crescente importância da componente hoteleira nos hospitais, considerando-a “tão importante como qualquer medicamento”. Vale a pena ler!

No que toca às Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS), contamos com os artigos da Dr.ª Elaine Pina, “Biofilmes nas superfícies ambientais - um desafio para a segurança do doente”, da Enf.ª Ana Gonzalez Pereira, do grupo Lusíadas Saúde, “Boas práticas de higienização hospitalar” e da Enf.ª Pilar Rasquilha, da ULSNA - HSL Elvas, “Contributos da higiene e limpeza para a prevenção e controlo das IACS”.

Quanto à temática dos Resíduos, temos uma resenha histórica das últimas duas décadas, com a primeira parte do artigo “O panorama nacional dos resíduos hospitalares desde há 20 anos”, sendo que a segunda parte será publicada na próxima edição da H&S, bem como um artigo da Presidente do Conselho de Administração do Somos Ambiente, ACE, Dr.ª Márcia Torres, “Os resíduos hospitalares perigosos em Portugal: Estratégia e realidade”.

Uma última nota para o artigo do Prof. Pedro Graça, Diretor do PNPAS: “As máquinas de venda automática e as instituições do Ministério da Saúde” (Despacho nº 7516-A/2016, do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde).

Um forte abraço e até breve!

Alexandre Duarte

Diretor da hotelaria & saúde / Administrador Hospitalar

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para amoduarte@gmail.com

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba gratuitamente no seu email todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.