CHUCB testa dispositivo inovador para higienização de doentes acamados

  • 21 junho 2021, segunda-feira
  • Gestão

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) vai participar, ao longo das próximas semanas, num estudo clínico promovido pela IHCare – Innovation Hospital Care, no âmbito da prestação de cuidados de higiene a doentes acamados, com grau de dependência moderado a elevado, através de uma solução inovadora, o Showercare.

Com o objetivo de humanizar o processo da higienização no leito, esta solução, que está disponível em três serviços piloto do CHUCB desde o dia 11 de junho, visa proporcionar aos doentes acamados, independentemente da idade, um banho com privacidade e conforto, assente em altos padrões de qualidade, higiene e segurança.

De acordo com o CHUCB, está também em avaliação neste estudo piloto a garantia avançada pela IHCare, de que a implementação do Showercare permitirá reduzir o risco de acidentes de trabalho para os profissionais de saúde, que intervêm nos cuidados de higiene dos doentes, uma vez que menos esforço físico para realizar o banho no leito se traduz em mais conforto, menos hipóteses de lesões ou acidentes de trabalho e menos tempo gasto nestas tarefas.

O Showercare é composto por uma forra têxtil multi-camada que é hidrofóbica, antibacteriana e antiviral, que substitui o lençol inferior / capa do colchão do leito de cada doente, e também por uma máquina SAGH – dispositivo semelhante a um carrinho que permite a realização de um banho de água corrente estéril, sob supervisão eletrónica e ainda a respetiva Docking Station – mecanismo que realiza a limpeza automática da máquina SAGH.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.