CHUC tem novo armazém central de medicamentos

  • 03 janeiro 2020, sexta-feira
  • Gestão

Os serviços farmacêuticos do Centro hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) têm em funcionamento um novo armazém central para os medicamentos. O objetivo é garantir mais segurança para os medicamentos e outros produtos de saúde, acesso controlado aos medicamentos e melhores condições de armazenamento, melhor gestão de recursos humanos e maior eficiência dos procedimentos de trabalho, por via da sua centralização, normalização de processos e ganhos na gestão centralizada de stocks.

O novo armazém tem capacidade instalada para os próximos 10 anos no que diz respeito a novos medicamentos que tenham de ser preservados a uma temperatura entre 2 e 8 graus Celsius e à gestão integrada de medicamentos para a terapia génica que necessitem de temperaturas de ultracongelação (-70ºC a -80ºC).

A alteração logística subjacente é, para o diretor dos Serviços Farmacêuticos José Feio, uma mudança de paradigma, já que a terapêutica passou “a ser preparada num ponto centralizado e entregue diretamente aos serviços clínicos evitando-se, assim, a necessidade de diversos interlocutores e ‘stocks’ avançados de medicamentos”, explica, citado pelo Portal da Saúde. O responsável estima poupanças diretas “superiores a dois milhões de euros nos primeiros dois anos”.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.