CHUC assinala primeiro ano da Unidade de Hospitalização Domiciliária

  • 09 novembro 2022, quarta-feira
  • Gestão

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) atendeu 155 pessoas no seu primeiro ano de atividade, mas o objetivo da administração é aumentar o número nos próximos anos.

Ao assinalar o primeiro aniversário da unidade, que funciona no Hospital Geral (Covões), o presidente do conselho de administração, Carlos Santos, salientou que esta linha de serviço “vem ao encontro [da vontade] dos doentes”, retirando-os do hospital e tratando-os em casa, com maior conforto e com menor risco de infeções.

“Sempre que tenham condições clínicas e o internamento possa ser feito no domicílio, em condições de segurança, as nossas equipas prestam esses cuidados, numa extensão do próprio internamento”, explicou Carlos Santos.

O administrador salientou que “existem enormes ganhos qualitativos”, desde logo a redução de risco de infeção associado aos cuidados hospitalares, a satisfação do doente e a libertação de camas para os doentes que não têm condições para serem atendidos em casa.

Segundo Carlos Santos, o objetivo do CHUC é aumentar “em pelo menos 50 por cento o número de doentes e ir consolidando, de forma consistente”.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.