Biofilmes nas superfícies ambientais – um desafio para a segurança do doente

As infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) continuam a ser um dos maiores problemas de Saúde Pública, não só pelas suas implicações na segurança do doente e na qualidade dos cuidados, mas também pelos seus custos económicos e sociais (Pittet, 2005). As IACS podem ocorrer durante o período de internamento ou após a alta do doente, mas podem também desenvolver-se em contexto de cuidados prestados em ambulatório. Assim, constituem problema em todos os níveis de cuidados.

O artigo fala sobre o problema das IACS na atualidade, o contributo da contaminação ambiental para as mesmas, os biofilmes - o que são e o seu papel na contaminação ambiental, e as implicações práticas nos métodos de higienização ambiental.

Elaine Pina

Membro do Conselho Científico da hotelaria & saúde / Investigadora

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para elainesousapina@gmail.com

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.