Avaliação pelos colaboradores

O que é a avaliação pelos colaboradores?

De uma forma muito simples, a avaliação efetuada pelos colaboradores consiste na criação de um sistema em que os membros de uma equipa podem pronunciar-se sobre o desempenho de quem dirige. Essa avaliação deverá ter uma forma escrita, e pode ter uma resposta fechada ou aberta.

É uma prática, que se não for bem explicada aos colaboradores/avaliadores, contém riscos elevados, uma vez que aqueles poderão aproveitar a oportunidade para fazer um acerto de contas com a chefia, e dessa forma perde-se toda a riqueza que um processo com estas características possui.

Não pretendemos dar uma resposta definitiva a esta questão, apenas dar o nosso contributo com base numa experiência que já está consolidada.

Questionário de Avaliação

Efetuamos avaliação pelos subordinados desde 2007, e apresentamos o nosso projeto com a seguinte mensagem:

“Caro Colaborador (a): Pretendo com este questionário avaliar a Direcção do Serviço de Gestão Hoteleira do IPOPFG-EPE. Mas tão importante como medir e avaliar a Direcção do Serviço, é igualmente importante avaliar o nível de comunicação que actualmente existe, que se quer positivo, e nos dois sentidos. Por isso, o seu contributo é muito importante, digo mesmo fundamental. Num serviço com uma amplitude de atribuições como o SGH e com uma grande dispersão física das pessoas, naturalmente poderão surgir dificuldades em responder a algumas questões, quer por omissão quer por desconhecimento. Este é um risco que é necessário correr para corrigir trajetórias. Naturalmente que o questionário é anónimo. No entanto, pense que só seremos verdadeiramente livres se assumirmos na plenitude as nossas opiniões”.

Na altura tínhamos plena consciência dos riscos do processo, nomeadamente quanto à linguagem utilizada, que queríamos que fosse acessível a todos sem ser simplista, quanto à dificuldade em abarcar num único questionário a abrangência de todos os setores, e quanto ao facto de os avaliadores poderem aproveitar este processo para fazer “acertos de contas” com a chefia, como já foi referido. (...)

Artigo completo na Hotelaria e Saúde nº17 jan/jun 2020

José Carlos Santos

Membro do Conselho Editorial da hotelaria & saúde / Diretor do Serviço de Gestão Hoteleira do IPO Porto

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para jose.santos@ipoporto.min-saude.pt

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