Auditoria na Gestão de Resíduos

Descartar os resíduos não é apenas uma tarefa do dia a dia nas organizações. Descartar os resíduos é um “custo” que as organizações sabem que têm de suportar, mas que nem sempre é devidamente valorizado. Este “custo” vai mais além da despesa que a organização tem no reencaminhamento dos seus resíduos, mas passa também por um custo ambiental resultante do “tratamento” dos mesmos.

A auditoria aos resíduos pode não apenas ajudar as organizações em termos de controlo de custos como também lhes permite identificar possíveis oportunidades de valorização dos resíduos com ganhos significativos a nível ambiental. Motiva na empresa uma consciência ambiental e uma responsabilidade social.

Mas, o que é uma Auditoria...

A Organização Internacional de Padronização, ISO, define: “Auditoria. Processo sistemático, independente e documentado para obter evidência objetiva e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos” [International Organization for Standardization, 2018].

A palavra Auditoria surge muitas vezes associada à área financeira ou de contabilidade, podendo encontrar-se as primeiras referências a este termo na China Antiga durante a dinastia de Chau (1122 – 256 a.C.) onde se realizavam auditorias aos departamentos oficiais [Lee, 1986]. É no século XIX., com a revolução industrial na Europa, que o conceito de auditoria deixa de estar restrito à verificação detalhada de todas as transações e passa também a contemplar o teste/ amostragem e a estar também associado aos processos de qualidade [Gill,  G. & Cosserat,  G., 1996]; a qualidade dos sistemas de fabrico era assegurada pela habilidade dos trabalhadores e complementada por auditorias e/ ou inspeções, onde os produtos defeituosos eram reprocessados ou descartados.

O termo Auditoria assume-se então como uma atividade de verificação, no local, de um processo/ produto/ serviço/ sistema de gestão, para garantir a conformidade com os requisitos predefinidos, podendo ser aplicada aos mais diversos setores de atividade.

Por que realizar uma auditoria à gestão de resíduos?

Uma auditoria de resíduos é um método para analisar o fluxo de resíduos de uma organização. Um dos seus principais objetivos é o de identificar que tipo de resíduos são produzidos e em que quantidades são produzidos dentro de um determinado período de tempo. A auditoria permite ainda quantificar os resíduos que poderão ser reciclados versus os que deverão ser descartados ou os que requerem tratamento específico face às suas características, e se os mesmos se encontram devidamente separados de acordo com as normas previamente definidas. (...)

Rui Ruivo, responsável pelo Serviço de Gestão Integrada da Qualidade, Segurança e Ambiente, Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo EPE

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.