Congresso de Cuidados Continuados e Paliativos – 25 e 26 de maio, Lisboa

O Instituto S. João de Deus, em Lisboa, recebe, nos dias 25 e 26 de maio, o Congresso de Cuidados Continuados e Paliativos.

“Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia na Saúde”, e até o “Estatuto do Cuidador Informal” serão temas centrais neste congresso. A este propósito a conferência de Abertura será feita por Manuel Lopes, Coordenador da Comissão de Coordenação para a Reforma da RNCCI, que falará da reforma da rede, da sua sustentabilidade e financiamento.

No dia 25 debater-se-á o tema “Gestão Integrada de Risco”, uma oportunidade para abordar assuntos relacionados com o dia-a-dia das unidades de reabilitação. Haverá também uma mesa sobre “Desafios da RNCCI” em que se realça a classificação internacional de funcionalidade do idoso e a tabela nacional de funcionalidade. Serão ainda avançados alguns contributos para o “Estatuto do Cuidador Informal”, por César Fonseca, da Equipa de Apoio Técnico à Coordenação Nacional da RNCCI. A sessão paralela do primeiro dia de congresso é sobre “Terapias Alternativas no Controlo Sintomático”.

Os workshops deste primeiro dia vão incidir sobre os temas das feridas e úlceras de pressão, da ventilação não invasiva e da nutrição clínica.

O segundo dia do congresso será centrado nos cuidados paliativos. Neste âmbito, serão abordados os cuidados paliativos ao domicílio, os cuidados paliativos pediátricos e a integração em cuidados paliativos.

António Leuschner, Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, vai falar sobre a integração das demências nos cuidados paliativos, trazendo também algumas novidades sobre o Plano Nacional para as Demências.

A formação tem também relevo numa mesa pluridisciplinar sobre “Formação Pré e Pós Graduada” com a moderação de António Barbosa, do Centro de Bioética e Cuidados Paliativos do Hospital de Santa Maria e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O encerramento deste último dia tem o título “Os Primeiros 30 anos” e conta com a presença de Edna Gonçalves, Presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos.

Os workshops vão focar temas como a ferida maligna, com a equipa multidisciplinar de estudo e tratamento de feridas do IPO de Lisboa, o burnout e os cuidados nos últimos dias de vida.

Consulte aqui o programa: /userfiles/files/Cuidados-Paliativos-programa.pdf

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.