1º Congresso Cuidados Paliativos CUF realiza-se a 11 de novembro
- 05 novembro 2021, sexta-feira
- Gestão

As equipas de Cuidados Paliativos da CUF e a CUF Academic Center estão a promover o primeiro Congresso Cuidados Paliativos CUF, que irá decorrer de 11 a 13 de novembro, no Centro do Conhecimento do Hospital CUF Tejo.
O evento, que terá como tema principal “A Medicina Paliativa no Hospital do Futuro”, tem como objetivo “incrementar a discussão e o desenvolvimento de competências no âmbito da prestação de cuidados de saúde em situação de doença avançada ou incurável, garantindo a melhoria da qualidade de vida e prevenção do sofrimento dos doentes e das suas famílias”, lê-se em comunicado divulgado.
O evento arranca dia 11 de novembro, pelas 9 horas, com a realização de vários workshops que promovem a teoria e a prática de técnicas de vias de administração terapêutica, estratégias de suporte na dinâmica respiratória, de abordagem às feridas malignas e de intervenção em casos de hemorragia maciça.
Já nos dias 12 e 13 de novembro, entre as 9 horas e as 19h30, decorre o Congresso “A Medicina Paliativa no Hospital do Futuro” com a realização de várias conferências, entre os quais “O futuro da medicina paliativa em Portugal”, “Desafios organizacionais dos cuidados paliativos no setor privado” e “O Cancro em suspenso: o impacto de uma pandemia e as aprendizagens para o futuro”.
“Através de mesas redondas serão abordados os contributos de diferentes especialistas na medicina paliativa, o papel da medicina humanista e medicina tecnicista, bem como, a evolução dos diferentes modelos de resposta em medicina paliativa”, refere ainda a organização.
O programa inclui ainda a discussão de temas como a “Integração dos cuidados paliativos e da oncologia na era da personalização de tratamento”, “Qual o futuro da dor?” e os “Efeitos da inteligência artificial na medicina”.
A participação no congresso carece de inscrição obrigatória, que pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online.
Outros artigos que lhe podem interessar