1º Congresso Cuidados Paliativos CUF realiza-se a 11 de novembro

  • 05 novembro 2021, sexta-feira
  • Gestão

As equipas de Cuidados Paliativos da CUF e a CUF Academic Center estão a promover o primeiro Congresso Cuidados Paliativos CUF, que irá decorrer de 11 a 13 de novembro, no Centro do Conhecimento do Hospital CUF Tejo.

O evento, que terá como tema principal “A Medicina Paliativa no Hospital do Futuro”, tem como objetivo “incrementar a discussão e o desenvolvimento de competências no âmbito da prestação de cuidados de saúde em situação de doença avançada ou incurável, garantindo a melhoria da qualidade de vida e prevenção do sofrimento dos doentes e das suas famílias”, lê-se em comunicado divulgado.

O evento arranca dia 11 de novembro, pelas 9 horas, com a realização de vários workshops que promovem a teoria e a prática de técnicas de vias de administração terapêutica, estratégias de suporte na dinâmica respiratória, de abordagem às feridas malignas e de intervenção em casos de hemorragia maciça.

Já nos dias 12 e 13 de novembro, entre as 9 horas e as 19h30, decorre o Congresso “A Medicina Paliativa no Hospital do Futuro” com a realização de várias conferências, entre os quais “O futuro da medicina paliativa em Portugal”, “Desafios organizacionais dos cuidados paliativos no setor privado” e “O Cancro em suspenso: o impacto de uma pandemia e as aprendizagens para o futuro”.

“Através de mesas redondas serão abordados os contributos de diferentes especialistas na medicina paliativa, o papel da medicina humanista e medicina tecnicista, bem como, a evolução dos diferentes modelos de resposta em medicina paliativa”, refere ainda a organização.

O programa inclui ainda a discussão de temas como a “Integração dos cuidados paliativos e da oncologia na era da personalização de tratamento”, “Qual o futuro da dor?” e os “Efeitos da inteligência artificial na medicina”.

A participação no congresso carece de inscrição obrigatória, que pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.